Mateus Dias está tendo um crescimento vertiginoso em seu canal no YouTube. Mateus, inclusive, tem o maior canal de funis de vendas do Brasil. Nessa live, Mateus Dias compartilhou uma coisa que ele chama de “Missão 30k”.
Assim, essa missão tem por objetivo fazer 30 mil inscritos em três meses. Contudo, não para por aí. Outro objetivo é o de conseguir monetizar com esses inscritos, porque não adianta você ter inscritos e não fazer dinheiro com isso.
Mateus Dias já conseguiu fazer, em um único lançamento, com um único produto, quase R$400 mil, investindo R$5.000 em tráfego. O resto ficou por conta do orgânico.
Como crescer 30 mil inscritos no Youtube em 3 meses
Missão 30k em 3 meses
Nessa missão o menos importante é a quantidade de inscritos. O mais importante é que você consiga fazer dinheiro com tantos inscritos. Confira o que você vai aprender:
- Como crescer qualquer canal a um ritmo Elon Musk;
- Como fazer 5 dígitos por mês com qualquer canal (mesmo sem monetizar);
- Como fazer do Seu Canal um canhão para o seu Funil de Vendas;
- Como ganhar autoridade, mesmo sem ter autoridade;
- Como usar seus concorrentes como catalisadores para seu crescimento.
Não pense que aqui você vai descobrir uma maneira de ganhar dinheiro fácil. Mateus Dias e Fernando Brasão acreditam que a entrega de valor real para as pessoas, ou seja, o que vai realmente transformar a vida das pessoas, é o que realmente vai valer.
Então não se concentre em ‘hackezinhos’, não se esforce em burlar, não queira passar a perna nas pessoas. Você só vai conseguir implementar tudo o que aprender com Mateus se você entregar valor de verdade para as pessoas.
Três tipos de “Youtubes” — Dentro do YouTube
Antes de mais nada, você precisa entender que existem 3 tipos de YouTube — é como se fossem 3 tipos de redes sociais dentro do YouTube. Eles são: (1) YouTube Search; (2) YouTube Recommendation; (3) YouTube Shorts.
Nem sempre um YouTuber que tem um excelente número de visualizações em seu YouTube Shorts também vai conseguir ter um excelente número de visualizações em seus vídeos longos. Por quê?
“Pilotos pilotam”, explica Mateus. Com isso ele quis dizer que pessoas que gostam de assistir a vídeos curtos vão assistir a vídeos curtos. Por outro lado, pessoas que assistem a vídeos longos querem assistir a vídeos longos. É difícil fazer com as pessoas que visualizam os vídeos curtos passem a também visualizarem os vídeos longos.
É lógico que cada tipo de YouTube complementa os outros dois tipos. Todavia, é importante você entender o que cada uma delas representa dentro do seu canal. Se você não tem noção do que elas fazem, você está indo simplesmente pela sorte, mas não é isso o que Mateus e Brasão te incentivam — eles compartilharam metodologias.
Como fazer o seu canal no Youtube crescer?
Confira o que fazer para crescer o seu canal com menos de 10 mil inscritos, sem monetização, e fazer pelo menos cinco dígitos por mês com ele.
- Entender o YouTube Search
- Entender o que são vídeos com intenção de compra
- Produzir conteúdos de CQM
- Não depender no início do YouTube Recommendation
- Fugir do limbo do anonimato (onde 90% dos YouTubers estão).
O que são vídeos com intenção de compra?
Pare e pense: quem tem mais chance de comprar um produto: uma pessoa que foi no YouTube e assistiu a um vídeo sobre 3 famosas que perderam 30kg, ou uma pessoa que foi no YouTube e assistiu a um vídeo sobre os melhores cursos de calistenia online?
A resposta é: as pessoas que estão assistindo o vídeo sobre os melhores cursos de calistenia online têm muito mais intenção de compra do que as pessoas que assistem ao vídeo sobre 3 famosas que perderam 30kg.
Isso porque a pessoa que está procurando pelos melhores cursos de calistenia já sabe que tem um problema. Ou seja, ela já sabe que quer emagrecer com calistenia.
O primeiro tipo de vídeo pode ser muito viral, porém, o segundo tipo de vídeo, embora não tenha tantas visualizações como o primeiro, tem um público quente, que já tem uma intenção de compra direcionada.
Se você entender o conceito de intenção de compra, você já começa a entender a primeira dinâmica do YouTube. Os visualizadores do segundo tipo de vídeo podem até ser relativamente poucos, mas serão visualizadores que têm grande probabilidade de se tornarem compradores dos seus produtos.
Se você usar o YouTube Search para criar esse tipo de conteúdo, você começa a chegar nessas pessoas com intenção de compra. Então, você começa a fazer a máquina girar mesmo tendo poucos inscritos.
O que é conteúdo de CQM?
Para atrair o público que já tem uma intenção de compra, o mais aconselhado é criar conteúdo de CQM. Conteúdos de CQM são aqueles que respondem às perguntas que se iniciam com:
- Como
- Quais, Que, Quando
- Melhor, Melhores
Todos os conteúdos que começam com algum desses elementos são bons para crescer. Mateus Dias relatou que um dos primeiros vídeos que ele soltou em seu canal tinha como título “Order Bump: Como Configurar no Checkout Personalizado da Hotmart”. O vídeo teve onze mil visualizações e trouxe boa parte dos inscritos que Mateus teve no início do seu canal.
Outros exemplos de conteúdos CQM são: Como emagrecer; Quais os melhores métodos para emagrecer; Quais os melhores métodos para você crescer o seu negócio.
Esses são conteúdos de ouro para guiar você dentro do YouTube Search. Sempre que você criar um conteúdo de CQM saiba que você está caindo dentro do YouTube pesquisável.
Qual é a diferença entre o Youtube Search e o YouTube Recommendations ?
Ele ocorre quando você ativamente vai atrás de um conteúdo. Isto é, quando você digita no campo de busca o que você deseja assistir. Por outro lado, o YouTube Recommendations é você assistir um vídeo de forma passiva. Ou seja, você está na página e o YouTube te recomenda um vídeo e você decide se vai assistir ou não.
Mateus Dias também tem um vídeo de título “ActiveCampaign: Tutorial Completo”, na thumb desse vídeo há escrito: “ACTIVECAMPAIGN tudo o que você precisa saber”. Se você digitar no campo de busca do YouTube “como usar o activecampaign”, você vai facilmente encontrar o vídeo de Mateus Dias.
Dentro desse vídeo Mateus faz uma grana apenas com indicação do ActiveCampaign. Se a pessoa assistir ao vídeo dele e assinar o ActiveCampaign pelo link que há na descrição, Mateus ganha 30% de comissão vitalícia de tudo que o lead pagar daquele dia em diante. Esse vídeo tem poucas visualizações, apenas 7,8 mil, mas são muitas pessoas com intenção de compra. Aproximadamente 30% delas assinaram pelo link dele, e ele ganhou comissão por isso.
Às vezes um vídeo de 100 mil ou 200 mil visualizações não te traz a quantidade de resultados que um vídeo pequeno de conteúdo CQM traz. Muitas pessoas acham que para se tornarem famosas, para serem autoridades ou para venderem na internet através de um canal do YouTube elas precisam ter milhões de visualizações, mas isso não é verdade.
Limbo no anonimato
Se você iniciou no YouTube, mas não está conseguindo crescer, provavelmente, você está no limbo do anonimato. Imagine que você tem um canal pequeno, com três mil inscritos, dois mil inscritos, ou quinhentos inscritos. Você posta vídeos, mas com esses poucos inscritos você tem poucas visualizações.
Se você tem poucas visualizações, o YouTube vai recomendar o seu vídeo para poucas pessoas. Se o YouTube recomenda o seu vídeo para poucas pessoas, você ganha poucos inscritos. Assim, se você tem poucos inscritos, quando você postar vídeos terá poucos views, e você entra no limbo do anonimato.
Esse é o mal de 90% dos canais do YouTube. Eles entram nesse limbo e não conseguem mais sair. Como fazer para reverter isso? Aplicando a estratégia do YouTube pesquisável.
O YouTube pesquisável
É a melhor estratégia para você sair do limbo do anonimato, porque você não vai depender das recomendações do YouTube. Existem algumas métricas que ajudam nisso, como: a quantidade de pessoas que estão pesquisando por aquele assunto, se o assunto está em alta ou se tem muita concorrência dentro daquele vídeo. Há um plug-in muito bom que mostra todas essas métricas, se chama VidIQ.
Se você tem zero inscritos, mas usa essas estratégias para ficar bem posicionado no YouTube Search, você já começa a ter visualizações. Começando a ter views, você começa a ter inscritos, e então você começa a trabalhar o outro tipo de YouTube que é o mais poderoso, que é o de recomendações, que vai te dar mais potencial.
Essa é a melhor maneira de você sair do limbo do anonimato — se você criar conteúdo pesquisável, de CQM.
Aprenda a se posicionar bem no Youtube
Cinco dígitos sem monetizar tendo menos de 10k de inscritos
Como, mesmo tendo poucos inscritos, fazer pelo menos cinco dígitos por mês, sem precisar monetizar o seu canal? Antes de mais nada, crie vídeos para as pessoas que têm intenção de compra.
Como ser autoridade – sem ser autoridade (ainda)
Em primeiro lugar, entenda que há vários tipos de autoridade:
- Tem o expert, que é quem sabe de tudo sobre aquele assunto
- Tem o aprendiz, que é aquele que ensina algo que aprendeu
- Tem o historiador, que é aquele que começa a estudar o que as pessoas estão fazendo
- Tem o bastidor, que é a pessoa que sempre esteve por trás das câmeras e decidiu, em algum momento, ir para a frente das câmeras.
Mateus Dias aconselha que, se você for iniciar, se torne um aprendiz. Desse modo, como um aprendiz, você pode ser autoridade mesmo sem ter uma autoridade.
As pessoas sempre perguntam para o Mateus: “Como eu vou criar conteúdo na internet se eu ainda não tenho resultados em tal assunto?”, “Como eu vou ensinar a galera a ganhar dinheiro se eu ainda não ganho dinheiro?” Você não precisa falar que você sabe fazer isso.
No Instagram tem um jovem que está aprendendo a fazer renda na internet, e todo dia ele posta um Reels dizendo o saldo dele e o que ele fez no dia. Ele está se posicionando, se tornado uma autoridade, mesmo sem ter ainda resultados. Quando ele chegar nos dez mil, vinte mil, trinta mil reais de saldo, os seguidores dele vão dizer: “Vamos seguir os passos dele!”.
O aprendiz é uma pessoa que está muito próxima da audiência. Os seguidores do aprendiz não estão em níveis de aprendizado tão diferentes dele. O aprendiz não precisa saber muito a mais do que os seguidores para se tornar uma autoridade.
Autoridade aprendiz
Você não precisa ter resultados para ser uma autoridade aprendiz, porque você pode se posicionar como alguém que diz assim: “Estou aprendendo como você. A diferença é que enquanto você trabalha, enquanto você dorme, enquanto você passeia, eu estou aqui estudando, e eu vou te entregar esse conteúdo compilado.”
Você não precisa ter resultados para ensinar, você só precisa estar um pouquinho melhor que a pessoa para conseguir ensinar alguma coisa pra ela. Se você se tornar um aprendiz, com o seu primeiro vídeo você já pode ter resultados. Dessa maneira, você já pode fazer venda e ficar bem posicionado, tendo como resultado as views e a monetização.
Se você for constante, independente de ter resultados ou não, em dois anos você se tornará um expert em qualquer área que você quiser.
Edição e posicionamento para gerar autoridade no Youtube
A edição, a maneira como você trata o seu vídeo, também vai te posicionar melhor dentro da internet e gerar autoridade. Por que Mateus Dias usa uma câmera cara, um cenário caro? Porque no meio em que ele está inserido ele precisa se posicionar desse jeito.
Um exemplo disso é quem vende high ticket. Você pode perceber que quem está vendendo isso sempre está bem posicionado, pois o público que eles estão tentando atingir é esse.
A maneira como você se posiciona diz muito sobre você, principalmente no YouTube. Entenda quem é seu público, entenda quais são as pessoas que você quer atrair para perto de você, e entenda o que vai gerar conexão com essas pessoas.
Fernando Brasão, mesmo antes de ter muitos inscritos em seu canal no YouTube e de ter uma boa audiência, já preparava suas lives em um altíssimo nível, como se ele já tivesse um milhão de inscritos. Você só vai ter um milhão de seguidores se o seu conteúdo for digno do mesmo nível de uma pessoa que tem um milhão de seguidores.
Isso não tem relação apenas com o visual, com o cenário, mas principalmente com o conteúdo. Crie e entregue um conteúdo como se você já tivesse um milhão de inscritos. Não se desanime no começo, quando você ainda tiver 0, 10, 100 seguidores ou inscritos.
Nem tenha o pensamento de que você vai começar a elevar o nível do seu conteúdo apenas quando seu canal estiver grande — desse jeito você nunca vai ficar grande.
Entenda a Técnica da Mastigação
Técnica da mastigação é uma ótima técnica para você ter autoridade sendo um aprendiz. Imagine que você comece a ler livros, a estudar cursos, a assistir a vídeos. Você pode usar a técnica da mastigação para criar vídeos para o YouTube. Você vai pegar aquele conteúdo, vai mastigá-lo, e vai entregar o conteúdo mastigado para as pessoas.
Você pode fazer assim: abra seu YouTube e veja os vídeos mais visualizados da tua área dentro daquele dia, daquela semana ou daquele mês. Pegue esse vídeo, mastigue-o junto com os dois ou três que sejam bons também e crie um terceiro conteúdo mastigado.
No início do seu vídeo você pode dizer assim: “Eu assisti o vídeo de tal pessoa hoje, e o vídeo daquela outra pessoa, e eles ensinaram isso, e eu tentei colocar em prática dessa maneira assim.” Você vai mastigando e passando para a pessoa.
Então, você não vai ter que criar nada, não vai necessitar ser uma autoridade, você está utilizando a autoridade de outras pessoas que já produziram aqueles conteúdos.
Mas, ao mesmo tempo, você está ganhando autoridade ao fazer isso. Você vai ser a pessoa que mastiga as coisas para as outras pessoas, porque sem você a pessoa vai ter que assistir três canais ou quatro canais.
Os seus concorrentes podem ser seus aliados
Mateus confessou que tem muitos concorrentes na área de funil de vendas, mas que, sinceramente, não se importa nem um pouco com o que cada um deles faz.
Mateus não acompanha nada do que a galera do nicho de funil de vendas faz justamente para não ter um viés tendencioso para os conteúdos que eles estão criando. Dessa forma, Mateus sabe que tudo o que ele está criando veio da cabeça dele, do conhecimento dele, do que ele aprendeu.
Ele não precisou se embasar em nada do que eles estão fazendo. Se os concorrentes estão copiando o Mateus, não faz a menor diferença para ele.
Fernando Brasão é um concorrente direto do Mateus Dias, porque ambos falam de funil de vendas. Contudo, Mateus aceitou fazer uma live junto com o Brasão.
Em um vídeo do Brasão no YouTube, no qual ele fala se vale a pena fazer um “order bump” para ter acesso vitalício, o primeiro vídeo que aparece nas recomendações no lado direito é do Mateus Dias, um vídeo sobre Order Bump.
Ou seja, nesse momento Fernando Brasão está gerando tráfego para o canal do Mateus. Graças ao Brasão, alguma pessoa pode conhecer o Mateus. Se a pessoa não mudar de vídeo, automaticamente o vídeo do Mateus, que é o próximo da lista, vai começar a ser reproduzido. Em outras palavras, graças a um concorrente alguém pode conhecer o Mateus Dias.
Um vídeo do Mateus foi recomendado para quem assistiu ao vídeo do Brasão. Isso não aconteceu pelo YouTube Search, mas sim pelo YouTube Recommendation. A pessoa não pesquisou pelo vídeo do Mateus, pesquisou pelo vídeo do Brasão. O YouTube está recomendando a ela um vídeo do Mateus. De forma ativa o YouTube está indo até aquela pessoa, e a pessoa, de forma passiva, pode consumir esse conteúdo. Tudo isso só aconteceu graças a um concorrente. Isso gera muita visualização para todos os canais que estão criando vídeos dentro dessa bolha.
Como ser o preferido do algoritmo no Youtube?
Quem tem irmãos sabe que o caçula sempre é o filho escolhido, o preferido. O Mateus ensinou como você pode “burlar” o algoritmo, para que ele escolha você em vez das outras pessoas. Quatro coisas são muito importantes:
- Contexto
- CTR
- Retenção (com istooooooouritelingui)
- Engajamento total
Entendendo o contexto
Em primeiro lugar, entenda que o contexto importa. Por que você não está tendo hoje cem mil, duzentas mil, trezentas mil visualizações em seus vídeos? Porque, geralmente, os conteúdos que você cria são, primeiro, pesquisáveis, é para a galera que está pesquisando como fazer vsl, como fazer order bump etc. Isto é, são conteúdos atemporais: sempre vão ter pessoas pesquisando sobre isso.
Todavia, se você quiser criar vídeos para que o algoritmo de recomendação do YouTube te escolha, você precisa entender o contexto. Por exemplo, se o Brasão criasse um vídeo comentando sobre o submarino que visitou o Titanic na segunda quinzena de junho de 2023, esse vídeo teria grandes chances de ter milhares de visualizações, porque esse contexto esteve muito em alta em junho de 2023.
Isso não significa que você deve sair falando sobre todas as notícias, mas entenda que o contexto importa. A retenção importa muito, e o engajamento total também importa muito.
Não adianta você fazer vídeos sobre assuntos de contextos que não estão em alta, desse jeito você nunca vai crescer, a menos que seus vídeos sejam sobre assuntos atemporais e pesquisáveis. Mas, se você quer “burlar” o algoritmo para ser escolhido por ele, você precisa entender que contextos estão em alta atualmente.
O que Mateus aconselha é que o seu canal seja a mescla de assuntos que as pessoas estão procurando juntamente com aquilo que o YouTube está recomendando para as pessoas.
Porque se você só cria conteúdos de recomendação vai ter momentos em que você vai ter muitas visualizações, e vai ter momentos em que você vai ter poucas visualizações. O que vai suprir o seu canal enquanto não há contexto são os vídeos pesquisáveis
Entendendo a retenção
O istooooooouritelingui é diferente de storytelling. Storytelling é contar uma história. Mas o istooooooouritelingui é o modelo de Mateus Dias de contar histórias. A forma que Mateus conta história é pensada estrategicamente para gerar retenção, ele abre uma história, gera curiosidade, mas apenas conclui essa história depois de um tempo.
As séries usam muito essa tática. Quando o episódio está quase acabando acontece alguma coisa que gera em você curiosidade para assistir o próximo episódio. Isso gera retenção.
Ao publicar um vídeo no YouTube é comum que ele “perca” pessoas ao longo do caminho, muitas não continuam assistindo. A cada minuto que passa, seu vídeo vai perdendo retenção. O YouTube vai te privilegiar se você conseguir, nem que seja por um segundo a mais, manter a pessoa dentro do YouTube. Se o seu concorrente prendeu a pessoa por cinco minutos e você prendeu a pessoa por cinco minutos e um segundo, você ganha.
O menos importante de tudo são os comentários, os likes e deslikes, e o compartilhamento em mídias externas. Para o YouTube não tem diferença entre os likes e os deslikes, para ele é a mesma coisa. Compartilhamento é bom, pode até ajudar, mas não é isso que vai resolver os seus problemas. O que realmente é importante é o contexto, o CTR, istooooooouritelingui e retenção.
HACKS DA GRINGA — O que Mateus pagou milhares de reais para descobrir
Algumas coisas são bem importantes: edição cinematográfica, conteúdo, som e sonorização. Existem alguns pressupostos: seu conteúdo pode até não ser bom, mas se ele for bonito as pessoas assistem. Sua câmera pode ser a melhor, mas se o áudio estiver ruim ninguém assiste. Seu conteúdo, edição e áudio podem ser excelentes, mas sem sonorização você perde retenção.
Você pode fazer tudo certo, conteúdo, edição, áudio, tudo bonitinho, mas se você não souber contextualizar o som do seu vídeo você também perde retenção. Falando de forma simples, sonorização tem a ver com a musiquinha que está tocando no fundo do seu vídeo, ela contextualiza o que está acontecendo.
Regra dos 3 Elementos
Mateus compartilhou um ‘hackzão’ que vai ajudar nos seus crescimentos. Os melhores vídeos que o algoritmo privilegia sempre possuem uma thumbnail com três elementos principais.
Um excelente exemplo disso são os vídeos do Mister Beast. Em uma thumbnail dele vemos, por exemplo, ele, um navio e uma praia. Em outra thumbnail vemos o Mister Beast, pessoas jovens e pessoas velhas. Em outra vemos ele, uma criança e um efeito sonoro. Em outra vemos ele, um sundae e um avião.
Em suma, ele sempre usa três elementos. Portanto, pode ser uma pessoa, um texto e um fundo, como também podem ser três pessoas.
É importante entender a ordem de atenção das pessoas. A primeira coisa que a pessoa olha é a thumbnail. A thumbnail precisa gerar na pessoa o desejo de ler o título. O título precisa gerar na pessoa o desejo de ver o istooooooouritelingui. Esse é o fluxo que acontece com as pessoas.
Olhos e Dentes Brancos Irreais
Mateus aprendeu esse hack com Abraham do canal Abraham TV. Todos os vídeos que performam bem têm em sua thumbnail uma imagem de um ser humano com um branco irreal em seus olhos e em seus dentes. Isso parece não fazer sentido, mas funciona. O branco dos olhos gera conexão. Isso porque nós, seres humanos, somos praticamente a única espécie na Terra que tem branco nos olhos de forma visível.
Analisando por um ângulo da psicologia, os brancos dos olhos geram conexão porque quando você está conversando com uma pessoa e olhando para ela você tem como saber se a pessoa está te olhando ou não. Você consegue ver a movimentação dos olhos das pessoas.
SEO de Blog em Vídeo do YouTube
Há ainda outra dica muito boa. Se você cria conteúdo no Google você está posicionado no Google, se você cria conteúdo no YouTube você pode estar posicionado no YouTube e no Google. Como? Criando conteúdos de valor no YouTube você fica bem posicionado no Google também.