Existem alguns nichos que são mais sensíveis como, por exemplo, o de emagrecimento. Mesmo que você tenha um expert, que faça um jogo mais sério, ainda assim, se sua conta não gastou muito, pode ser que alguma coisa a derrube. Isso torna bem mais difícil escalar.
Pensando nisso, sabendo que essa é uma dor de vários empreendedores do digital, Fernando Brasão convidou um especialista na área, Cacique Ads. Aqui você vai conferir dicas de contingência, de escala, como anunciar nichos blacks como se fossem white e outros macetes inéditos.
Como anunciei mais de 8 dígitos em nichos delicados
A importância do foco
Cacique Ads compartilhou o que o ajudou a conseguir anunciar mais de 8 dígitos, em Meta, Google e várias outras plataformas de anúncios. Uma das palavras-chaves é: foco.
No início, o Cacique ficou um tempo considerável rodando apenas em Meta. Algumas pessoas acham que isso é ruim, mas não é. Por quê? Porque se o gestor tem o costume de rodar em várias plataformas, por exemplo, no Meta e no Google, quando as coisas começam a ficar difíceis no Meta, ele vai ter a tendência de pular para o Google, e vice-versa.
Quando você tem um foco e escolhe apenas uma plataforma de anúncio você não tem opção B. Nesse sentido, você acaba ficando muito bom naquela plataforma de anúncio que você escolheu como opção A. Isso porque se a oferta der errado, você vai refazê-la, se o criativo não estiver tão bom, você vai refazê-lo, se a copy não estiver tão boa, você vai refazê-la. Assim, você consegue aprimorar.
Contudo, se você estiver rodando em várias plataformas, você pode ter a tendência de colocar a culpa na plataforma. Muitas das vezes é a sua oferta que não está convertendo, é a sua copy e o seu criativo que não estão atraindo o público certo.
Entendendo os testes
Os testes também ajudaram no sucesso do Cacique. Os testes são de extrema importância, mas apenas quando são feitos da maneira correta. A maioria das pessoas, quando vão testar, independente da plataforma de anúncio, querem testar várias coisas ao mesmo tempo. Todavia, é um grande erro.
Cacique entendeu a grande importância de testar de forma isolada. Na live, ele mostrou um manual que foi criado por ele mesmo. Esse manual foi usado com os gestores do Cacique, foi validado e ajudou a chegar a excelentes resultados.
Dark Post: o que é isso?
Antes de destrinchar em detalhes o manual que criou, Cacique compartilhou um hack “super ouro”. A maioria dos gestores de tráfego conhecem esse hack, pois ele é muito antigo.
As pessoas sempre o usaram para uma coisa, mas o Cacique usa esse hack com outra finalidade. Esse hack ajudou a evitar 99% dos bloqueios em nichos black. O nome desse hack é Dark Post.
Geralmente, as pessoas utilizam o Dark Post para reutilizar comentários e curtidas de uma publicação. Como assim? Ao criar um anúncio e publicá-lo, automaticamente você cria uma publicação. Consequentemente, cada publicação tem um código de identificação, isto é, um “ID”, composto geralmente por 15 dígitos. Em outras palavras, é como se fosse a impressão digital de cada publicação.
Nos próximos anúncios que você for utilizar essa mesma imagem, esse mesmo texto, esse mesmo domínio, esse mesmo link que você for redirecionar o lead, você não precisará criar novamente um anúncio.
Basta você pegar o ID da publicação, copiar e colar no seu anúncio. No momento da criação do anúncio, na aba de configurações, em vez de criar um novo anúncio, existe a opção de usar publicação existente. Selecione essa opção, e, em seguida, na aba do criativo do anúncio procure por “inserir a identificação da publicação”.
Desse modo, você vai colar aquele ID que você copiou. Na live de número 94, Cacique exibiu na tela como se faz isso na prática dentro do próprio gerenciador de anúncios.
Evitando bloqueios com o Dark Post
Isso é muito vantajoso para acumular comentários positivos e, com isso, gerar prova social. Mas o Cacique pensou além do óbvio, ele se deu conta de que o Dark Post evita bloqueios. Como assim?
Ao usar publicação já existente, seu anúncio não passa novamente pela análise criteriosa do Meta. Esse anúncio vai ser analisado, mas não vai mais passar por uma análise do 0, pois você está publicando um anúncio que já está aprovado. É aí que está o hack.
A “campanha mãe”
Com tudo isso, ele criou o que ele chama de “campanha mãe”. Em primeiro lugar, ele cria uma campanha. Nela, ele cria um conjunto para cada anúncio, com orçamento mínimo de seis reais. Essa campanha não é para vender, nem é para testar, é só uma campanha para aprovar os anúncios e ele poder pegar o Dark Post. Nessa campanha mãe, Cacique coloca todos os seus criativos, e coloca como objetivo a conversão.
Cacique pensou: “Se eu crio essa campanha só para pegar o Dark Post, se eu testar uma campanha de engajamento ou de alcance, que também tem como eu colocar algum link de destino, será que dá certo?” Ele então fez o teste e deu certo.
Ele pegou uma campanha de alcance (ou de reconhecimento, visto que mudou de nome) e publicou essa campanha. Depois, ele pegou o ID dessa campanha e testou na de conversão. Em seguida, publicou a campanha de alcance, pegou o ID dela e subiu na campanha de conversão.
A vantagem das “campanhas mães”
As campanhas mãe ajudam muito a evitar levar bloqueio nos anúncios. Hoje, Cacique está com duas campanhas mãe rodando, uma para vendas e outra para reconhecimento. A primeira versão que ele aprendeu foi para vendas, e hoje ele usa apenas campanhas para reconhecimento.
Na prática é assim: ele cria uma campanha de alcance. Se for três criativos, por exemplo, ele faz três conjuntos, com cada anúncio em um conjunto.
A dica para evitar bloqueios é: para você conseguir ter um CTR alto e abaixar seu CPC, infelizmente, você precisa “agressivar” seus criativos. Ou seja, você precisa fazer promessas, fazer algo para chamar atenção do lead e levá-lo para a próxima etapa, seja o seu WhatsApp ou sua página de vendas.
Muitas pessoas têm dificuldade nisso. Muitas têm medo do que fazer, do que elas podem falar ou não podem falar, que tipo de criativo elas podem utilizar, o que elas podem falar no texto, na imagem etc.
O que ajudou Cacique a anunciar dígitos em nichos delicados?
Uma das coisas que ajudou muito o Cacique, desde o início até hoje, foi ter aprendido de forma autodidata. Cacique também não aconselha recorrer muito à central de ajuda do Facebook, já que o Facebook só fala de coisas que você não pode fazer.
Como colocar botões nos criativos?
Na live, Cacique Ads mostrou alguns criativos que ele subiu. Inclusive, criativos com algumas frases que normalmente são consideradas bem blacks, mas que ele conseguiu subir. Ele compartilhou também algumas “palavrinhas mágicas” que ajudam a evitar os bloqueios.
Há algo que faz com que as pessoas, geralmente, levem o bloqueio. Contudo, o Cacique utiliza essa estratégia e não leva bloqueio. Para ele isso é extremamente importante, pois aumenta o seu CTR e diminui muito o seu CPC. Que coisa é essa? É colocar um botão na imagem ou no vídeo.
Qual é o erro que muitas pessoas cometem ao colocar um botão? Elas escrevem no botão: “Saiba mais” ou “Clique aqui”. O Facebook quer que as pessoas cliquem no link dele denominado “Saiba mais”, e não na sua imagem.
Então, o segredo é colocar um botão, mas jamais escrever “Saiba mais”, “Botão”, “Clique aqui” ou algo semelhante. O que Cacique Ads ensina a fazer? Falar tudo de forma indireta. Colocar na imagem ou vídeo um ícone com a forma semelhante a de um botão, por exemplo, em forma de elipse, e escrever algo como “Iniciar teste”. O Facebook não vai reconhecer que isso é um botão.
Essa tática aumenta muito o CTR. Se o público-alvo do seu nicho for formado por pessoas mais leigas, elas podem ter dificuldade em encontrar onde devem clicar. Todavia, se você colocar um botão em seu criativo, esse processo fica mais fácil.
Mas atenção: as frases escritas nos botões precisam ser indiretas. Como “Iniciar teste”, “Começar agora”, “Veja mais”. Não use palavras ou frases que tornem óbvio para o Facebook que aquilo é um botão.
O que escrever?
No caso de nichos blacks, de loterias, por exemplo, algumas pessoas acreditam que quando elas colocam emojis de dinheiro no texto elas levam bloqueio. Mas, na verdade, o problema não são os emojis em si.
O que realmente gera problemas é pegar emojis de sites na internet. Nunca faça isso. Use os próprios emojis que o Facebook disponibiliza. Não tem por quê o Facebook dar bloqueio por causa de emojis que ele próprio disponibiliza, independente de qual seja o emoji.
Outra dica que Cacique Ads deu foi, ao escrever o texto, escrever mensagens indiretas. Para exemplificar: em um anúncio de loteria, no texto pode ser colocado assim: “Fiquei tão feliz com o meu resultado que eu até resolvi compartilhar pra vocês ganharem muito também!” Perceba que não foi especificado o que a pessoa ganhou, por isso, essa frase não está black.
O Facebook lendo isso pode pensar: “Ganha muito o quê? Muito abraço? Muito beijo? Muita flor?” O Facebook não sabe do que você está falando. Porém, um ser humano, olhando o criativo, olhando os emojis que você colocou e todo o contexto, sabe que você está falando de dinheiro.
Dessa maneira, nunca especifique em palavras do que aquele anúncio realmente trata. Um exemplo de título pode ser: “GANHE MUITO HOJE!!!” Seres humanos entendem o que você quer dizer, mas o Facebook não.
Dica do Cacique
Na live, Cacique também mostrou um criativo que continha uma frase que é bem black. A frase dizia assim: “REVELADO O SEGREDO, ATÉ 6.000 COM 2 CLIQUES”. Mesmo sendo black, ele explicou como esse anúncio não levou bloqueio. O que vai determinar se essa frase vai levar a um bloqueio ou não é usar a palavra “até”. Quando você usa a palavra “até” você está informando ao Facebook que você não está garantindo nenhum valor específico, mas que a pessoa pode ganhar de zero a seis mil.
Se você não usar a palavra “até” você está prometendo que não há chance de erros, mas o Facebook não gosta que você garanta nada aos usuários. Usar “até” é uma boa forma de “agressivar” o anúncio sem levar bloqueio.
Estatística de amostragem
Brasão deu uma dica para quem não é de nicho black. Ele, que foi professor de matemática por muito tempo, gosta muito de brincar com números e estatística. Ele compartilhou na live uma teoria que ele tem.
Você já percebeu que quando você posta algo no Reels, nos Stories, ou no TikTok, o algoritmo testa primeiro o conteúdo e, conforme as primeiras informações que ele tem, ele bate o martelo se é pra viralizar ou não, se é pra entregar bem ou não, se é bom ou não aquele conteúdo?
Isso acontece com o YouTube. Por exemplo, quando você posta algo, e nas primeiras horas você consegue dar um “boom”, mandando para sua lista de modo a entregar melhor.
Isso acontece de um modo geral com os algoritmos. Esse é o conceito de “estatística de amostragem”. Quando são feitas campanhas para presidente, não é feita uma pesquisa no país inteiro, porque isso gasta milhões. O que acontece é que os responsáveis pela campanha pegam uma amostragem que representa o todo, e aí eles têm a margem de erro.
O teste com o anúncio
Pegue, por exemplo, um anúncio seu e duplique-o de modo idêntico ou com uma variação quase ridícula. Antigamente, em 2018 para 2019, havia uma métrica padrão chamada “pontuação de relevância” (você até consegue encontrar ela hoje, mas ela não é mais tão evidente quanto antes).
O que Brasão percebia? Que quando você subia uma campanha e o seu anúncio começava com uma pontuação 9 você já podia sair para comemorar, porque aquele anúncio com certeza iria arrebentar.
Mas Brasão percebeu que o algoritmo tomava essa “decisão” da pontuação muito rápido. Imagine que você duplicou dois anúncios, e, para as primeiras pessoas que o algoritmo mostrou esses anúncios, um teve muito mais curtidas, comentários, watchtime, o pessoal passou e voltou mais, e o outro anúncio nem tanto.
Qual desses dois você acha que o algoritmo vai te beneficiar no leilão, no CPM? Óbvio que o primeiro. Se você pegar um anúncio idêntico e duplicá-lo algumas vezes, você vai entender isso. O CPM vai estar muito diferente, pois ele vai ver os primeiros indicativos e determinar para qual leilão você vai.
Outra coisa também: Por que algumas pessoas utilizam muito aquela estratégia de duplicar de manhã e depois ir pausando? Porque isso é um jogo estatístico.
Metáfora da pesca
A cada meia-noite o Facebook reutiliza a inteligência que ele acumulou com pixel, dentre outros elementos. Imagine que seu público é como um lago gigante e o Facebook jogou uma vara no lado oeste desse lago. Naquele dia, no lado oeste tinha um cardume maravilhoso e a pesca foi muito boa.
Quando deu meia-noite o Facebook repensou tudo e decidiu jogar a varinha em um outro local do lago. Você concorda comigo que se você não for tanto com a inteligência certeira do Facebook e simplesmente jogar várias varinhas você aumenta a chance estatística de encontrar um lugar onde você acertou a varinha naquele dia?
Teste de criativos: estratégia para nichos delicados?
É muito importante levar em consideração a questão dos leilões, de fatias de públicos e da estatística de amostragem. Cacique mostrou em seu gerenciador de anúncios que ele estava com 3 criativos no modo “campanha mãe”.
Durante a live ele levou esses 3 para o teste de criativo. No teste de criativos, ele tinha 9 conjuntos, porque eram 3 criativos. Na parte das campanhas mãe, ele duplicou aqueles que estavam sem cópia. Em seguida, ele levou esses duplicados para uma nova campanha, sendo que todos já estão com o dark post. Detalhe: o dark post faz os seus anúncios serem aprovados pelo menos 10 vezes mais rápido. Geralmente em 10 minutos o anúncio já fica ativo.
Quando Cacique Ads vai testar criativo, o teste é feito em ABO e em público aberto. Isso porque se um criativo tiver bons resultados em público aberto, ele vai dar mais certo ainda em público quente. Se a pessoa coloca em CBO ela está como que falando para o Facebook: “Olha, decida aí qual é o criativo melhor. Você decide!” Isso não é um real teste de criativo.
Um dos problemas de algumas pessoas é que elas querem testar e, ao mesmo tempo, querem vender e ter ROI. Contudo, não é bem assim. Nos testes você tem que estar disposto a ter prejuízos, afinal de contas, é um teste.
O que ele aconselha?
Ele aconselha a colocar um criativo por conjunto, e sempre duplicar 3 vezes. Ele aconselha a pegar 3 fatias de cada criativo, pois em 3 fatias, se por acaso uma fatia tiver um ótimo resultado e as outras 2 não, significa que, muito provavelmente, a única que teve êxito foi por mera coincidência.
O que realmente vai indicar o resultado do teste vai ser observar o que aconteceu com a maioria das fatias. “A grande maioria sempre vence.” diz Cacique. O mesmo se aplica no caso de 2 fatias terem êxito e apenas 1 fatia não ter: isso indica que esse criativo é bom. Então, 3 fatias para cada criativo é o ideal.
Quanto ele coloca em cada conjunto?
Cacique gosta de colocar R$20 em cada conjunto, ou seja R$60 por criativo, no total das 3 fatias. Ele deixa rodar por 24 horas e analisa. Ao levar para o teste de público, Cacique sempre leva 2 criativos para ter uma margem de erro. Quais são esses dois?
O que teve o CPA mais barato e o que teve o CPC mais barato. Isso porque, às vezes, o que tem o custo por clique mais barato nem sempre é o que vende. Às vezes o criativo que traz um público mais qualificado tem um custo por clique mais caro.
Teste de públicos
Cacique Ads sempre leva dois criativos para o teste de público: o que teve o CPA mais barato e o que teve o CPC mais barato. Se por acaso, o criativo que teve o CPA mais barato também foi aquele que teve o CPC mais barato, você leva apenas ele. Ele foi o vencedor.
Cacique costuma fazer o teste de público em CBO, porque você gasta um valor e já pode começar a otimizar e pode conseguir ter um bom retorno. Campanha mãe não é para vender, teste de criativo também não é para vender, mas no teste de público tem que vender. Do contrário é porque tem algo de errado. Ele faz duas campanhas: uma para público aberto e outra para interesse.
Campanha de público aberto
Cacique costuma fazer uma coisa que, para ele, é essencial: teste isolado. Em toda campanha, ou conjunto, que ele faz, ele nunca testa mais de uma coisa ao mesmo tempo. Ele sempre faz apenas um teste por vez.
O motivo é que, se der certo, você não vai poder distinguir que ação, ou que elemento, foi responsável por esse bom resultado. Por exemplo: nunca coloque 2 ou mais interesses em um conjunto só. Quando você for testar interesses coloque apenas 1 interesse por conjunto. Assim, se vender, você vai saber que foi esse interesse, e se não vender você também vai saber que foi ele.
Outra sacada muito boa que o Cacique compartilhou foi ir em interesses não tão óbvios. Encontre outras formas de chegar nos leads do seu nicho, pagando mais barato.
O método dos 3 pilares
Cacique criou o método dos 3 pilares. O primeiro pilar é pensar no que o seu lead gosta. Em segundo lugar, pensar onde o seu lead está. Por fim, em terceiro, pensar no nicho do seu produto.
Evite ao máximo ficar viciado nos interesses diretos, e sempre dê preferência por usar interesses indiretos. Saia do óbvio! Pense fora da caixa! Não pense apenas no resultado final do seu produto, mas na trajetória que o lead passou até chegar ao seu produto.
Como assim? Só para ilustrar: no caso do produto que o Cacique trouxe como exemplo na live, o Lotofácil, o produto final é ganhar dinheiro, o processo é o Lotofácil. As pessoas nunca estão preocupadas com o processo, elas estão preocupadas com o resultado final.
Dessa maneira, você não pode pensar que, só porque o mecanismo do seu produto é a Lotofácil, só pessoas que já têm interesse em Lotofácil vão comprar o seu produto. Você deve colocar em interesses outras maneiras de ganhar dinheiro. Nesse sentido, você foge do leilão.
Manual para testar criativos em nichos delicados
Cacique sempre deixa esse manual disponível para os gestores, de modo que eles possam usá-lo sempre que se sentirem perdidos. Se você está iniciando agora é normal se sentir perdido. Para evitar ter muitos prejuízos de dinheiro e de tempo é importante que você coloque algumas regras para você mesmo, isso é muito importante na parte de escala e otimização.
É muito bom você ter um passo a passo, uma estrutura validada para você testar, e não ficar querendo fazer coisa nova. Lembre-se: o feijão com arroz já mata a fome na maioria das vezes.
Dentro do manual para testar criativos, há uma estrutura para as campanhas que deve ser seguida.
- Para Campanha Mãe: ABO 1-5-1 — R$6 por dia. Esse é um exemplo de estrutura caso sejam 5 criativos.
- Para Teste de Criativo, como é duplicado 3 vezes, seria: ABO 1-15-1 — R$15 por dia no mínimo por conjunto. Uma campanha para cada público. Exemplo: 1-15-1 ABO, de 18 a 65 anos, público aberto. Para os públicos: Aberto, de 18 a 65 anos.
Manual para testar públicos
Cacique Ads também montou um manual para testar os públicos. Esse manual também tem uma estrutura para as campanhas, que deve ser seguido: 1-3-1 CBO — R$144 por dia. Uma campanha, três conjuntos com públicos em teste e um anúncio validado. (Uma campanha para cada público, exemplo: 1-3-1 aberto; 1-3-1 interesses.)
Manual para escala
Cacique também compartilhou o manual para escala: 1-3-1 CBO. Uma campanha, três conjuntos com público validado e um criativo validado. Você vai usar o mesmo público, o mesmo interesse ou as mesmas idades nos três conjuntos. Não vai haver nenhuma diferença entre eles. Todos eles vão ter os mesmos criativos validados. O orçamento ficará assim: R$144 por dia — Ir aumentando 20% a cada 24 horas de acordo com a performance da campanha.
Cacique explicou sobre a regra do planta e colhe em escala. Quanto mais rápido você entender essa regra, mais rápido você conseguirá escalar. É assim: toda vez que você pausar uma campanha, você duplica novas para ter mais fatias de público.
Se você duplicar 10 campanhas novas, pode ser que dessas 10 apenas 4 estejam com um CPA barato e performem. Quando isso acontecer você vai desativar as 6 que não desempenharam e manter ativas as 4 restantes que tiveram uma boa performance. Em seguida, siga a regra novamente, desative as ruins e mantenha as boas. Um dia você planta e no outro você colhe.
Toda vez que você for duplicar, nem todos os conjuntos vão ter um bom resultado.
Manual para otimização em nichos delicados
Para os gestores de tráfego, a parte mais difícil é a otimização. Isso porque para os testes de criativo há um passo a passo, há método. Isso ocorre também com teste de público e para escalar.
Contudo, para otimizar não há método. Trata-se apenas de feeling e experiência, ou seja, requer tempo de tela. Você vai aprender na prática.
Cada produto se otimiza de uma maneira, pois para cada um você entende as métricas: qual é o CPA máximo, qual o CPC máximo que você pode pagar e assim por diante.
Cacique destacou que ele pode passar algumas dicas de otimização, porém, não há nenhuma regra, não há nenhum método.
Exemplo de otimização de campanha em nichos delicados
- CPA da Campanha: acima de R$100 ou não vendeu ainda, sendo um ticket de R$97 — Pausar a campanha.
- CPA da Campanha: acima de R$150 ou não vendeu ainda, sendo um ticket de R$197 — Pausar a campanha.
Você sempre tem que ter um CPA máximo. Digamos que seu ticket é R$97, você gastou R$50 e não vendeu — o melhor a se fazer é pausar. Não precisa ter dó, ficar com muita esperança, é melhor pausar logo. Ter essas regrinhas logo no começo vai te ajudar muito a economizar dinheiro e a não ter muitos prejuízos. Você tem que estabelecer limites de segurança.
Exemplo de otimização de conjunto
- CPA do Conjunto acima de R$50 ou não houver vendas ainda, o ticket sendo R$97 — Pause o conjunto.
- CPA do Conjunto acima de R$80 ou não houver vendas ainda, o ticket sendo R$197 — Pause o conjunto.
- IC acima de R$30 ou não teve IC ainda, o ticket sendo R$97 — Pause o conjunto.
- IC acima de R$60 ou não teve IC ainda, o ticket sendo R$197 — Pause o conjunto.
Exemplo de regra de orçamento
Um exemplo de uma regra de orçamento é: iniciar no máximo com R$500 por dia por produto. Só pode escalar se houver lucro com R$500 por dia. Se não estiver tendo lucro, não escale. Você deve pausar as campanhas ruins e duplicar para buscar novas fatias boas.
Se estiver tendo lucro com R$500 por dia, você pode começar a escalar, duplicando novas campanhas e aumentando 20% o orçamento das que venderem. Lucrou com R$500 por dia? Vai para R$1.000 por dia. Lucrou com R$1.000 por dia? Vai para R$2.000 por dia, e assim por diante.
Caso você suba o seu orçamento diário para R$1.000 e tenha prejuízo, siga as regras de otimização e deixe rodar no dia seguinte apenas as campanhas boas, para ver se terá lucro.
Muitos acham que se investirem mais, terão mais resultados. Isso é uma grande mentira. Quanto mais você escala, piora os números.
Metáfora da macieira
Brasão fez uma metáfora que ajuda a entender isso. Imagine que o Cacique esteja trabalhando no pomar do Brasão. O Brasão vira para o Cacique e diz: “Tá vendo aquela árvore ali? Vai lá e pegue uma maçã pra mim.” Claramente, por estar com um objetivo pequeno, o Cacique não vai pegar uma maçã verde, ele vai pegar uma bem madura e bem bonita.
No dia seguinte, Brasão pede que ele pegue três maçãs. Então, Cacique pega maçãs boas. Entretanto, no outro dia, Brasão fala pra ele assim: “Cacique, eu quero que você vá lá naquela árvore e pegue pra mim oitenta maçãs.” Ele vai pegar maçãs ruins? Vai. Ele vai pegar maçãs verdes? Vai. Ele vai pegar maçãs menos preparadas para comprar? Vai. Percebe que quanto mais você escala mais vai acontecendo isso?
Para Cacique Ads, o tráfego é 20% de estudo da teoria e 80% de aprendizagem prática.